Objetivos do Curso
A formação completa e integrada em Psicologia visa preparar os estudantes para o exercício da Psicologia numa das suas áreas de especialização, bem como para prosseguimento de estudos (3.º ciclo), dotando-os dos conhecimentos científicos (conhecimento acumulado na literatura científica da Psicologia e partilhada na comunidade de investigadores, professores e profissionais), das competências técnicas (conjunto integrado de conhecimentos e capacidades, através dos quais os problemas colocados na prática profissional podem ser resolvidos) e das competências de investigação (conjunto integrado de conhecimentos e capacidades necessários à conceção e realização de investigações), indispensáveis às exigências profissionais do exercício da Psicologia, habilitando os estudantes para a realização do estágio profissional à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A organização do CE tem por base os diplomas legislativos que concretizaram o processo de Bolonha a nível nacional – Decreto-Lei nº 42/2005 de 22 de Fevereiro de 2005; Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março de 2006; Decreto-Lei 107/08 de 25 de Junho, Decreto-Lei 230/09 de 14 de Setembro e Rectificação n.º 81/09 de 27 de Outubro – e ao nível da UC – Despacho nº 25 318/2005 de 09 de Dezembro de 2005.
O CE em análise é composto por uma estrutura curricular com duas fases, formando um CE integrado, conducente ao grau de Mestre.
A 1ª fase, composta por 3 anos (180 ECTS), centra-se nos processos psicológicos, nos conhecimentos essenciais das áreas afins (ciências sociais, bases biológicas do comportamento) nas grandes teorias e modelos do comportamento humano, na metodologia de investigação e estatística. Visa uma formação generalista, não profissionalizante.
A 2ª fase, com 2 anos (120 ECTS), oferece formação específica, focada na formação aplicada e promove competências inerentes à investigação científica autónoma. Estrutura-se em três grandes áreas de especialização: Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento; Psicologia das Organizações e do Trabalho; e Psicologia Clínica e Saúde (com 5 subáreas de especialização).
Para além dos objectivos e competências transversais estabelecidos para a 1º e 2ªfases do CE, são estabelecidos objectivos de aprendizagem específicos para cada uma das fases. A 1.ª fase do CE tem como principal objetivo a aquisição, por parte do estudante, dos conhecimentos fundamentais relativos aos processos psicológicos, aos seus fundamentos biológicos e socioculturais e à sua integração, bem como às bases metodológicas e estatísticas, à avaliação psicológica e aos modelos teóricos ligados ao comportamento humano. A 2ª fase tem por objetivo a consolidação de conhecimentos inerentes aos modelos teóricos, processos de avaliação, proporcionando, simultaneamente, a aquisição de competências necessárias ao exercício profissional da Psicologia. O estágio curricular e a tese proporcionam competências científicas, rigor e autonomia nos processos de conhecimento, intervenção e investigação. A colaboração com instituições diversas (educativas, de saúde, justiça, empresas) prepara o estudante para a realização do Estágio Profissional da Ordem.
Condições de Acesso e Ingresso
– Concurso Nacional de Acesso – Provas de ingresso: Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia;
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais;
18 Português;
– Regimes especiais;
– Concursos especiais;
– Reingresso, Mudança de Curso e Transferência
Saídas Profissionais
O ciclo de estudos integrado permite o acesso ao estágio profissional conducente à profissão de Psicólogo, regulada pela Ordem dos Psicólogos, nos termos da Lei n.º 57/2008, de 04 de Setembro.
As áreas de especialidade do 2º ciclo, que integram a realização de um estágio e de uma tese, permitem formação relevante em áreas com articulação directa com: Serviços de Saúde, em geral, e Mental, em particular; Serviços ligados à Segurança Social e à Saúde, Serviços de Reinserção Social; Serviços de Psicologia ou de Psicologia e Orientação em Escolas dos diferentes níveis de ensino; Serviços de Educação Especial e Reabilitação; Gabinetes de Consultadoria Organizacional; Empresas e outras Organizações; Instituto de Emprego e Formação Profissional; Docência no ensino Superior; Investigação fundamental e aplicada.