Licenciatura em Química Medicinal

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Química Medicinal é lecionada em conjunto pela FCTUC, FMUC e FFUC. Tem por objectivo formar cientistas capazes de conceptualizar, desenhar, sintetizar e optimizar novas moléculas com efeitos terapêuticos acrescidos, que possam vir a ser parte dos medicamentos do futuro. O licenciado em Química Medicinal conhecerá também as boas práticas laboratoriais na produção de fármacos e contribuirá para produção de novas moléculas para ensaios clínicos.
O ensino desta licenciatura conjuga o rigor das ciências exactas com a criatividade da inovação e descoberta. Na tradição da Universidade de Coimbra, o ensino desta licenciatura inclui uma iniciação à investigação científica e à criação de propriedade intelectual.

Condições de Acesso e Ingresso

Provas de Ingresso: Física e Química (07) e Matemática A (19).

Saídas Profissionais

A Química Medicinal é uma formação inovadora em Portugal mas emergente na Europa, onde os químicos medicinais integram equipas multidisciplinares na indústria farmacêutica.
As saídas profissionais dos químicos medicinais incluem também empresas de investigação sob contrato, laboratórios de investigação públicos e privados, “start-up” tecnológicas na área da Saúde, e a implementação de boas práticas na indústria farmacêutica e na química industrial.

Comments are closed.