Licenciatura em História da Arte

Objetivos do Curso

Garantir uma formação sólida no domínio da História da Arte, sempre em articulação com o universo mais vasto das Humanidades;
Identificar, reconhecer, interpretar e valorizar os testemunhos histórico-artísticos.
Transmitir de forma qualificada e adaptada a diferentes públicos os conhecimentos adquiridos;
Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à História da Arte;
Desenvolver capacidades para uma intervenção contemporânea nas áreas da cultura patrimonial;
Promover a formação de agentes qualificados capazes de dinamizar uma fruição informada e crítica do património histórico-artístico;
Estimular a consciência cívica através da perceção da arte como testemunho do devir humano e da interpelação que configura em relação aos valores do Homem contemporâneo.
Fomentar a consciência crítica e construtiva sobre o papel social e cultural da História da Arte.
Promover a compreensão da importância do património artístico como vetor de identidade.

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Filosofia (06) ou História da Cultura e Artes (12) ou História (11) ou Português (18). Classificações Mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos. Provas de Ingresso: 95 pontos. Fórmula de Cálculo: Média do secundário: 50%; Provas de ingresso: 50%.

Saídas Profissionais

Os graduados com o 1º Ciclo em História da Arte ficam habilitados com uma consistente preparação de base para a prossecução dos seus estudos, não somente na área da História da Arte (2º e 3º ciclos), mas de igual modo em áreas complementares, como a Museologia ou as Ciências do Património e o Turismo Cultural. Porém, se pretenderem optar por uma entrada imediata no mercado de trabalho, a formação adquirida habilita-os a poderem desempenhar funções em organismos da administração central e local, bem como fundações e organismos privados, museus, monumentos, sítios patrimoniais e empresas, contemplando áreas como: Ensino, Investigação, Inventário, Assessoria especializada de projetos, Gestão Cultural, Conceção de exposições, Produção de eventos, Serviços educativos e de divulgação, Comunicação,• Turismo cultural, Mercado editorial, Mercado de arte.

Comments are closed.