Licenciatura em Geografia

Objetivos do Curso

A Geografia integra vários campos temáticos (Ciências Sociais e da Terra) constituindo-se como um saber de compreensão global, preocupada com os problemas atuais a diferentes escalas. Ocupa uma posição nodal, onde se cruzam fenómenos naturais e sociais, tendo um papel fundamental na interpretação, compreensão e explicação desses fenómenos. Neste sentido, a estrutura curricular procura refletir a necessária natureza interdisciplinar de uma formação de base geográfica direcionada para a preparação de profissionais capazes de dar resposta à tomada de decisão em contexto de planeamento e ordenamento territorial.
A estrutura curricular inclui um elenco disciplinar atualizado do ponto de vista epistemológico, conceptual e metodológico. Aos saberes mais nucleares, associa-se uma forte componente prática, voltada para a utilização de técnicas e metodologias atuais, dotando os alunos de uma visão eclética, pragmática e dinâmica do(s) território(s).

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes Provas: Biologia e Geologia (02) ou Economia (04) ou Geografia (09). Classificações Mínimas: Nota de Candidatura – 95 pontos; Provas de Ingresso – 95 pontos. Fórmula de Cálculo: Média do Secundário – 50%; Provas de Ingresso: 50%. Pré-requisito: Capacidade de Visão.

Saídas Profissionais

Quadro Superior da Administração Pública, Técnico Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas, Gestão Territorial, Docência, Investigação, Diplomacia, Auditoria, Consultoria, Mediação, Proteção Civil.