Licenciatura em Geografia

Objetivos do Curso

A Geografia integra vários campos temáticos (Ciências Sociais e da Terra) constituindo-se como um saber de compreensão global, preocupada com os problemas atuais a diferentes escalas. Ocupa uma posição nodal, onde se cruzam fenómenos naturais e sociais, tendo um papel fundamental na interpretação, compreensão e explicação desses fenómenos. Neste sentido, a estrutura curricular procura refletir a necessária natureza interdisciplinar de uma formação de base geográfica direcionada para a preparação de profissionais capazes de dar resposta à tomada de decisão em contexto de planeamento e ordenamento territorial.
A estrutura curricular inclui um elenco disciplinar atualizado do ponto de vista epistemológico, conceptual e metodológico. Aos saberes mais nucleares, associa-se uma forte componente prática, voltada para a utilização de técnicas e metodologias atuais, dotando os alunos de uma visão eclética, pragmática e dinâmica do(s) território(s).

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes Provas: Biologia e Geologia (02) ou Economia (04) ou Geografia (09). Classificações Mínimas: Nota de Candidatura – 95 pontos; Provas de Ingresso – 95 pontos. Fórmula de Cálculo: Média do Secundário – 50%; Provas de Ingresso: 50%. Pré-requisito: Capacidade de Visão.

Saídas Profissionais

Quadro Superior da Administração Pública, Técnico Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas, Gestão Territorial, Docência, Investigação, Diplomacia, Auditoria, Consultoria, Mediação, Proteção Civil.

Comments are closed.