Licenciatura em Física

Objetivos do Curso

O 1º ciclo em Física visa desenvolver: conhecimento e compreensão profundos de Física Básica; capacidade de análise e síntese; capacidade de aprender; criatividade, aplicação prática do conhecimento; adaptabilidade; capacidade crítica e autocrítica; contacto com a profissão; capacidade de investigar; interdisciplinaridade; comunicação oral e escrita; consciência ética; competências interpessoais; computação elementar, tomada de decisões; capacidade estimativa; capacidade matemática; competência experimental; resolução de problemas; competência em modelação; pesquisa bibliográfica.
O 1º ciclo de estudos permite ao diplomado prosseguir os seus estudos numa universidade nacional ou estrangeira. Confere também formação para um conjunto de saídas profissionais que não exijam forte especialização em Física, como técnicos em instituições públicas ou privadas, animadores e divulgadores de ciência, e outras actividades na área das tecnologias da informação.

Condições de Acesso e Ingresso

Na candidatura ao 1º ciclo de estudos em Física exige-se a aprovação nas provas de ingresso Concurso Nacional de Acesso de Física e Química (07) e Matemática A (19).

Saídas Profissionais

Actividades de investigação em laboratórios de I&D, no sector dos serviços e no sector financeiro, em empresas de desenvolvimento e teste de software, em empresas de desenvolvimento e manutenção de instrumentação, em unidades de saúde; actividades de ensino e difusão de ciência no sistema de ensino, em centros interactivos de divulgação de ciência e em museus de ciência.

Comments are closed.