Licenciatura em Estudos Clássicos

Objetivos do Curso

O 1º ciclo de Estudos Clássicos, destinado a estudantes que, na sua maioria, são debutantes no ensino superior nesta área, pretende dar-lhes uma formação de carácter geral que abarque as três grandes linhas de força do plano: línguas, literaturas e culturas gregas e latinas, em paridade. Dado o carácter bidisciplinar da proposta, foram fixadas 22 unidades de especialização, sendo os 6 semestres de língua grega e outros tantos de latina de inscrição obrigatória. Pretende-se, com este reforço, compensar de alguma forma a deficiência que a falta de uma preparação anterior representa. O aluno deverá, no final deste 1º ciclo, ter uma formação abrangente e comparativa das duas áreas – grega e latina – que lhe permitam focar-se, nos ciclos seguintes, em temas específicos.

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Filosofia (06) ou História (11) ou Latim (14) ou Português (18). Classificações Mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos. Provas de Ingresso: 95 pontos. Fórmula de Cálculo: Média do secundário: 50%; Provas de ingresso: 50%.

Saídas Profissionais

Docente, investigador, tradutor, revisor e coordenador de edição / publicação de textos, técnico superior da Administração Pública, Quadro Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas. Este curso forma também para o exercício de atividades profissionais para as quais é requerida capacidade de raciocínio e argumentação, análise de ideias, conceitos e problemas complexos.

Comments are closed.