Licenciatura em Ciências da Educação

Objetivos do Curso

Compete ao 1º Ciclo uma formação essencialmente compreensiva, fundamentadora e habilitadora da interpretação qualificada do fenómeno educativo, em toda a sua diversidade e amplitude, capacitando para as múltiplas intervenções possíveis. Isto implica a necessidade de preparar os licenciados também numa dimensão profissionalizante ou pré-profissionalizante.
A profissionalização deverá ser adquirida sobretudo através do 2º Ciclo de Formação Complementar, para o qual estão pensadas formações mais especializadas e uma componente prática mais vincada.
O 1º Ciclo tem por vocação uma formação de “banda larga”, essencialmente potenciadora de competências de intervenção em múltiplas áreas formativas, visando que com o grau de Licenciado se desenvolva um conjunto coerente e articulado de competências que deverão capacitar para um leque diversificado de actividades profissionais.
O Diploma de Licenciatura em Ciências da Educação será atribuído aquando da obtenção de 180 ECTS, de acordo com a adopção do sistema europeu de créditos curriculares.
Os primeiros três semestres do curso, que totalizam 90 ECTS, englobam, essencialmente, domínios científicos ligados aos fundamentos da educação e às metodologias de investigação científica e de formação técnica, distribuídos por 18 unidades curriculares obrigatórias.
A partir do 3º semestre existem unidades curriculares que se orientam para domínios de formação específica (com continuidade no 2º ciclo), e no 5º e 6º semestre existe o reforço da dimensão prática (UOI – Unidades de Observação e Intervenção; 6 ECTS cada), bem como duas unidades de formação optativas (4 ECTS cada).
No 5ºe 6º semestre existem 8 unidades curriculares obrigatórias (40 ECTS), duas unidades curriculares opcionais (8 ECTS) e duas unidades de observação e intervenção (12 ECTS).
A licenciatura em Ciências da Educação pretende qualificar os alunos com um conhecimento prático, metodológico e teórico que lhes permita ter uma intervenção educativa eficaz e habilita-os com as seguintes competências específicas:
– Compreensão e conceptualização dos fenómenos educativos
– Observação, análise e investigação da realidade educativa
– Planificação, organização e avaliação educacional
– Inovação e concepção de metodologias e recursos educativos
– Acompanhamento e orientação educativa e formativa

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas:
(02) Biologia e Geologia ou
(17) Matemática Aplicada Ciências Sociais ou
(18) Português.
Fórmula do cálculo :Média do secundário: 50% Provas de ingresso: 50%

Saídas Profissionais

As saídas profissionais abaixo indicadas correspondem às saídas profissionais do Mestrado em Ciências da Educação:
Educador, Formador e Mediador Educativo
Técnico Superior de Educação nas áreas:
– Promoção e Educação para a Saúde
– Reinserção Social- Protecção e Reinserção Social de Crianças e Jovens
– Educação Parental e Familiar- Tecnologias da Educação e da Comunicação
– Administração Pública, Autarquias e Desenvolvimento Local
– Organização, Gestão e Administração Escolar
– Formação de Professores- Formação de Formadores
– Apoio Psicopedagógico Individual e em Organizações Educativas
– Educação Especial – Intervenção Socioeducativa e Educação Social
– Intervenção e Animação Comunitária
– Educação e Formação de Jovens e de Adultos (Associações culturais e recreativas; Escolas profissionais, Gabinetes de apoio a alunos, Centros de Saúde, CNOs; RVCC Universidades Seniores, Lares, etc.)
– Emprego e Formação Profissional (EFA, EFJ)
Docência e Investigação Científica no Ensino Superior
Profissão Liberal

Comments are closed.