Licenciatura em Ciência da Informação

Objetivos do Curso

O ciclo de estudos tem por objetivos gerais que o estudante:
– adquira o conhecimento dos princípios teóricos e metodológicos dos processos de seleção, organização, representação, recuperação, acesso e preservação da informação, para a tornar acessível e operativa de uma forma sustentada em diversos perfis e cenários de utilização, num quadro de interdisciplinaridade e complementaridade com outras disciplinas, para além das de especialidade, cujo diálogo este modelo de ciclo de estudos promove;
– compreenda a riqueza, a pluralidade e a complexidade dos atuais contextos informacionais e as suas relações, e a necessidade de saber operar de forma apropriada e ágil perante sistemas distintos num ambiente colaborativo e interdisciplinar;
– demonstre, de forma orientada, um domínio fundamentado na utilização, avaliação e aplicação das técnicas, normas e instrumentos de seleção, organização, preservação, acesso, difusão e troca de informação.

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Filosofia (06) ou Português (18) ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17). Classificações Mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos. Provas de Ingresso: 95 pontos. Fórmula de Cálculo: Média do secundário: 60%; Provas de ingresso: 40%.

Saídas Profissionais

Bibliotecário, Arquivista, Técnico Superior de Serviços de Documentação e Informação, Investigador, Quadro Superior da Administração Pública e Empresas. Este curso forma para o exercício de atividades profissionais para as quais é requerida capacidade de raciocínio e argumentação, análise de ideias, conceitos e problemas complexos.

Comments are closed.