Licenciatura em Bioquímica

Objetivos do Curso

A licenciatura em Bioquímica da FCTUC tem como objetivo essencial promover formação científica de base, numa área de forte desenvolvimento científico e técnico, indispensável na continuação da formação na área das Ciências da Vida, nomeadamente no mestrado em Bioquímica e outros, ou na atividade profissional nesta mesma área.
A sólida formação de base, com ênfase na pesquisa experimental e na capacidade de transmissão da informação, pretende facilitar a aquisição de competências diversificadas a obter por formação posterior, uma mais-valia numa área onde são visíveis rápidas transformações científicas e tecnológicas. A formação incluiu uma área considerada nuclear na formação (Química e Bioquímica), uma área de formação básica estruturante transversal (Biologia, Física e Matemática e Biologia Molecular). A licenciatura permite aos alunos adquirir formação complementar da sua área de formação, através da estrutura em Menores em diversas áreas do saber. Aliada a esta formação está a formação na capacidade de cálculo, na capacidade de desenvolver investigação com base experimental desde conceber um desenho experimental, construir uma proposta, um relatório e uma apresentação, para além da eficiente utilização dos meios computacionais.

Condições de Acesso e Ingresso

Duas das seguintes provas: Biologia e Geologia (02); Física e Química (07); Matemática (16).

Saídas Profissionais

Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos fundamentais para que possa prosseguir quer carreiras de pós-graduação científica (Mestrado e Doutoramento), quer carreiras no ensino, quer ainda carreiras em atividades produtivas, tais como Laboratórios de Controlo de Qualidade, Laboratórios de Análises Clínicas e Diagnóstico, Indústria Farmacêutica e Alimentar, Biotecnologia, Toxicologia, Controlo Ambiental e Tecnologia dos Meios de Diagnóstico, entre outras.

Comments are closed.