Licenciatura em Arqueologia

Objetivos do Curso

– proporcionar uma formação abrangente e generalista das realidades do passado, arqueológicas e históricas, de modo a situá-las no tempo, no espaço e nos respetivos contextos, o que é conseguido pelo modelo de formação que agora se implementa, traduzindo-se na possibilidade de o aluno definir com bastante liberdade a sua formação inicial em arqueologia e outros domínios relacionáveis, seja na área das ciências humanas e/ou sociais, seja na área das ciências da Terra (ciências geológicas) e da Vida (ciências biológicas e paleontológicas; ciências antropológicas), recorrendo, numa perspetiva de formação transdisciplinar, à ampla oferta da Faculdade de Letras e de outras unidades orgânicas da Universidade de Coimbra;

– esta transversabilidade proporcionará uma diversificada e sólida formação científica e alargará os horizontes de empregabilidade, seja nas designadas “Arqueologias de Projeto” e “Arqueologia de Emergência”, seja na “Museografia”, “Arqueoturismo”, “Animação Cultural”, etc.

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Filosofia (06) ou História (11) ou Português (18). Classificações Mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos. Provas de Ingresso: 95 pontos. Fórmula de Cálculo: Média do secundário: 50%; Provas de ingresso: 50%.

Saídas Profissionais

Arqueólogo, Investigador, Técnico Superior da Administração Pública Central, Regional ou Local (museus, autarquias). A formação em arqueologia poderá possibilitar uma efetiva participação tanto em projetos de investigação científica como em planos de ordenamento do território e de valorização do património.

Comments are closed.