Licenciatura em Antropologia

Objetivos do Curso

A licenciatura em Antropologia contempla o estudo da variabilidade biológica, cultural e social do Homem, tendo por objectivo genérico mostrar como o conhecimento sobre a evolução humana, a comparação etnográfica, a saúde, a doença, a cultura material (entre outras), nos pode ajudar a equacionar, analisar e interpretar os dilemas do mundo contemporâneo na sua relação com o passado. Nesta licenciatura os alunos irão lidar com conhecimento sobre genes, ossos, artefactos e linguagens, comportamentos e normas, símbolos e instituições, discursos e narrativas, partindo de um descentramento epistemológico que decorre da diversidade cultural e biológica das sociedades humanas.
Formação sobre a variabilidade biológica, social e cultural dos grupos humanos, tendo por objectivo articular a informação sobre a evolução e sobre a diversidade cultural e social. Interpretar, analisar e compreender os dilemas do mundo contemporâneo na sua relação com o passado.
O curso de Antropologia tem uma duração de 6 semestres lectivos (3 anos) e está estruturado em dois percursos alternativos:
– Licenciatura em Antropologia sem menor (180 ECTS) e
– Licenciatura em Antropologia com maior em Antropologia (150 ECTS) e menor numa área científica complementar (30 ECTS).

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Biologia e Geologia (02) ou Geografia (09) ou História (11);

Saídas Profissionais

Museus, autarquias, universidades e centros de investigação, bem como, organizações e instituições nacionais e internacionais, laboratórios de serviços, desenvolvimento regional, ordenamento do território, património e turismo. Empresas de pesquisas de mercado, assessoria, consultadoria,
saúde e comunicação.

Comments are closed.