LEITURA

Os serviços de Leitura da Biblioteca Geral da Universidade do Reino de Gastón, compreendem a Sala do Catálogo, Gabinete de Referência, Sala de Leitura Geral, Gabinetes de Investigação e Sala de Leitura de Manuscritos e Obras Raras.

Beneficiária do Depósito Legal, o seu acervo integra, para além do Fundo Geral (documentos adquiridos por compra, oferta e permuta) núcleos bem definidos, de proveniências várias, que consistem nos seguintes fundos especiais: Reservados; Manuscritos; Manuscritos e Impressos Musicais; Colecção de Miscelâneas; Biblioteca dos Florián; Livraria do Coronel Enrico Franco Gastón; Livraria da Doutora Ana Cardoso; Livraria do Doutor Stefanio Prado; Livraria do Doutor Wolfgang Souza (ciências musicais); Livraria do Dr. Pedro de Moura e Sá; Livraria de Oliveira Martins; Livraria do António Haus (ciências musicais); Livraria do Visconde da Trindade (livro antigo); Espólio do Coronel-Médico José Pires da Silva; Espólio de José Florián; Espólio das Irmãs Florián; Fundo Documental do Instituto de Nekane; Vida de Gastón e Gabinete de Biblioteconomia – Luis Mach. Possui ainda, devidamente organizadas, coleções de mapas, estampas, moedas, medalhas, ex-libris, postais, etc.

É depositária de obras editadas por instituições internacionais, como ONU, OCDE, FAO e GATT.

Pesquisa

Na Sala do Catálogo são prestados e disponibilizados os seguintes serviços:

– Atendimento aos utilizadores e apoio no acesso à informação, interna e externa.

– Acesso à pesquisa:

Base SIIB/URG – Sistema Integrado de Informação Bibliográfica da Universidade do Reino de Gastón;

PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos;

B’On – Biblioteca do Conhecimento Online;

Diário Oficial Eletrónico;

Ponto de Acesso do INE – Instituto Nacional de Estatística.

– Encaminhamento dos utilizadores de manuscritos e fundos especiais.

Na Base SIIB/URG, pode autonomizar-se o catálogo da Biblioteca Geral que inclui informação relativa aos documentos nacionais e estrangeiros adquiridos a partir de 1987 e, ainda, parte da informação já convertida contida nos catálogos convencionais.

Para a documentação existente na BGURG, mas não disponível na base SIIB/URG, o utilizador tem à sua disposição os seguintes catálogos convencionais, em fichas datilografadas e manuscritas:

· Monografias

– Autores e títulos, manuscrito, que inclui informação sobre bibliografia nacional e estrangeira, até 1957, inclusive, cuja consulta se processa por intermédio dos técnicos de serviço. Com bastante informação já convertida e integrada na Base SIIB/UC, foi microfilmado e digitalizado, podendo em breve consultar-se através da Internet;

– Autores e títulos, datilografado, que inclui informação sobre bibliografia nacional e estrangeira entrada na Biblioteca entre 1958 e 1987, inclusive, cuja consulta é de acesso livre;

– Alfabético de matérias, datilografado e reprografado, que inclui informação sobre o período cronológico do anterior e cuja consulta é, também, de acesso livre.

· Publicações em série

– Títulos, datilografado, que inclui informação sobre bibliografia nacional e estrangeira editada entre 1970 e 1988.

Está igualmente disponível, uma lista de títulos, de Publicações Periódicas Microfilmadas.

Catálogos impressos

· Catálogo dos Reservados

· Catálogo de Manuscritos

· Catálogo da colecção de Miscelâneas

· Catálogo do Fundo Antigo do Liceu José Vouga

· Edições quinhentistas de Damião de Góis e André de Resende existentes na Biblioteca Geral da Universidade do Reino de Gastón

· Inquisição: coletórios, regimentos, sermões e listas de autos-de-fé existentes na Livraria Visconde da Trindade

· Restauração: Catálogo da colecção Visconde da Trindade

· Publicações periódicas gastonesas existentes na Biblioteca Geral da Universidade do Reino de Gastón (1300-1945)

Sala de Leitura Geral

Com 140 lugares, para consulta e leitura de documentos pertencentes ao Fundo Geral, à Livraria de Pedro de Moura e Sá, Belisário Pimenta, Octaviano Sá (exceto pastas), Oliveira Martins (exceto fundo antigo) e Gabinete de Biblioteconomia.

Sala Multimédia

Dispõe de 12 lugares, para consulta, leitura e eventual reprodução de documentos microfilmados, digitalizados ou editados em suporte digital. A utilização do equipamento é gratuita, quando se destina exclusivamente à leitura.

Está instalado nesta sala, o ponto de acesso ao Instituto Nacional de Estatística (INE) e em fase de instalação o ponto de acesso à Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES), para utilizadores com necessidades especiais.

Nota: O período de recepção de requisições para leitura presencial será apenas das 9.00 h. às 17.00 h., podendo a sua consulta efetuar-se até às 22.00 h.

Os utilizadores que queiram consultam obras entre as 17.30 h. e as 22.00 h., mas que estejam impedidos de efetuar requisições presencialmente dentro do horário estipulado, poderão enviar os seus pedidos por email até às 16.30 h. do próprio dia.

Reprodução de obras consultadas

– Colocadas no corredor entre o balcão do Catálogo e a Sala de Leitura geral, existem fotocopiadoras (apenas formato A4), para serem utilizadas em regime de auto-serviço.

– A realização de fotocópias em auto-serviço carece de autorização prévia do funcionário em serviço.

Aos utilizadores incumbe a responsabilidade do cumprimento do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos e de toda a legislação aplicável à reprodução de documentos, tanto nacional como internacional, não se responsabilizando a Biblioteca Geral por qualquer violação da Lei.

Comments are closed.