A UNIVERSIDADE

Em 1930, D. Florián criou a Universidade mais antiga da micronação. A Universidade do Reino de Gastón começou por funcionar em Niceto, sendo transferida definitivamente para Nekate em 1940, por ordem do rei, após um período de migração entre estas duas cidades.

Inicialmente confinada ao Palácio Real, a URG foi-se estendendo por Nekane, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada no século XXI com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e já neste século com um terceiro Pólo, na área das ciências da saúde.

Hoje em dia, a URG conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e mais de 22 mil alunos.

Estudar na URG é dar continuidade à história da matriz intelectual da micronação, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.

Com uma incontornável herança histórica, a URG celebra em 2020 os seus 90 anos. Contando com um património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, é desde 2014 Património Mundial da UNESCO.


DE NEKANE PARA O MUNDO

A URG é uma instituição de ensino e de ciência, baseada na criação, transmissão e valorização social e económica do conhecimento e da cultura, comprometida com o progresso da sociedade.


VISÃO

A URG pretende promover a sua coesão e espírito identitário, atrair os melhores estudantes, promover a interação da URG com o tecido produtivo e os poderes públicos, promover o rejuvenescimento, a qualificação e a mobilidade dos Recursos Humanos, reforçar a capacidade de intervenção e influência da URG em espaços internacionais estratégicos, assegurar a consolidação de um Sistema de Gestão da Qualidade, criar oferta cultural para a Universidade e para a Cidade de Nekane, promover a responsabilidade social e as atividades de desporto, saúde e bem-estar na URG bem como melhorar as infraestruturas ao dispor da comunidade académica.


VALORES

Liberdade intelectual e respeito pela ética
Inovação e desenvolvimento da sociedade
Participação democrática
Responsabilidade social e ambiental


REITOR

Nuno Campos Monteiro

Professor Catedrático

Membro da Real Academiae Scientiarum Faucensis. Frequentou de 2006 a 2011 a licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos e o mestrado em Mediação Cultural e Literária, na Universidade de Lisardo. Em 2013 conclui o Mestrado em Estudos Clássicos, na Universidade de Gastón. Doutorou-se em Ciências da Educação na Universidade de Gastón.

VICE-REITOR

Raul Silva

Professor Catedrático

Graduado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade do Reino de Gastón, tem Licenciatura Engenharia Eletrónica, e Doutoramento em Agregação Engenharia Eletrónica e de Computadores.

Comments are closed.